quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um amigo meu meu disse que não tem opinião formada, e sempre troca de ideia rapidamente - psicologia?

"Ex: Ele disse que hoje pode te odiar, amanhã ele te ama, depois ele te odeia de novo etc...

Ex: Marca um compromisso, fica todo alegre aí acontece algo de ruim, alguém contraria ele, ele joga tudo pro alto... quando passa um tempo volta a ficar bem, e se der tempo retorna ao compromisso como antes...

O que seria isso?, isso é normal, e o interessante é que ele não liga se de vontade ele atende os compromissos se não der vontade não atende, não tá aí, ele disse que se um dia a casa cair e ele perder tudo ele suicida, que nem do suicidio ele tem medo, é mole?

Que doença é essa, será que algo no cerebro, ou o que?"

(não, esse post não é pra ser engraçado rs)


'Olá. :)


Já vi pessoas assim, cujo caráter é um tanto duvidoso né? Rs. Olha, não posso dizer que é uma doença da cabeça dele ou algo do tipo. Posso dizer que isso seja o possível comportamento normal dele, pelo jeito dele. Um jeito que pode ter sido desenvolvido por algum motivo, talvez, por que não? Muitas coisas do passado comprometem o nosso desenvolvimento enquanto pessoa, muitos fatores durante nossa história podem modificar totalmente o seu modo de pensar no futuro. Algumas pessoas ao passarem por momentos difíceis na vida passam a aprender com eles e superar de tal modo que amadurecem a sua mentalidade. Outras, por outro lado, guardam uma espécie de ressentimento com alguns fatos que não possam não ter sido tão favoráveis no passado dentro de uma caixa na mente, o que chamamos de trauma. E esse trauma, manifestado em forma de mágoa, pode causar esse tipo de comportamento dele. Por exemplo quando ele fala sobre a casa dele e cita o suicídio, ele pode ter passado por algo ruim na história dele e por algum motivo ele tenha desenvolvido esse modo de pensar, de desistir logo de cara frente à um problema desse tamanho. A minha mãe por exemplo, sempre disse que se algo acontecesse comigo ou com meus irmãos, se mataria, por que não aguentaria a dor. Isso provavelmente decorre de um trauma que ela teve enquanto nova, um irmão dela morreu de tétano e a dor que ela sentiu e que ela viu estampada na cara da minha vó deve ter causado esse pensamento na cabeça dela, o medo de acontecer a mesma coisa com ela, entende? Ele também pode agir assim querendo chamar a atenção por simplesmente se sentir 'diferenciado' agindo dessa forma, mas ainda assim, podemos associar esse comportamento com algum problema que ele tenha, ou que tenha tido.


Pra todos os efeitos, ele é assim mesmo, e provavelmente só uma consulta ao psicólogo poderia ajudá-lo a lidar com isso, se ele quiser ou se as pessoas que gostam dele o incentivarem a mudar. Caso não seja isso, pode ser um caso habitual de Bipolaridade, ou Transtorno Bipolar:


O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtornos de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas, hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.


Pois bem, espero que eu tenha ajudado de alguma forma a entender esse seu amigo. Só não se esqueça, tendo uma doença ou não, ele precisa de pessoas que te mostrem como ser uma pessoa melhor, porque tanto acontecimentos ruins na vida de uma pessoa podem botá-la pra baixo quanto acontecimentos bons podem transformá-la numa pessoa melhor. E um acontecimento bom pra uma pessoa, com certeza é ter um amigo. Não o abandone!


Até

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário