quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ler ajuda a ser Espontâneo?

Post em homenagem aos tímidos/enrolados [como eu] :)


"O que vocês me sugerem para me ajudar a ser mais espontãneo? ler ajuda mesmo ou tem outro segredo?"


Ler ajuda sim. Existem estudos que o comprovam, porém, nós mesmos podemos perceber que a leitura é importantíssima em algo assim. Primeiro por que quando lemos estamos ampliando nosso vocabulário e guardando informações na nossa mente a todo momento. Segundo que essas informações, por sua vez, são as palavras que lemos e que assimilamos seus significados no contexto e fora do mesmo. O que quero dizer é o seguinte, a leitura é um fator essencial para que nós nos expressemos com mais facilidade.

Porém, há outro fator, você não precisa ficar lendo desesperadamente como se estivesse fazendo um trabalho para entregar no dia seguinte, não. Leia alguma coisa que te chame a atenção, sempre há um bom livro que corresponde ao nosso gosto, basta procurar com calma. Agora mesmo, por exemplo, você está lendo e assimilando informações a todo momento enquanto se envolve com a internet, porém, obviamente nem se compara a um bom livro e uma boa história. Leia artigos, pesquise, leia jornal, toda forma de leitura é bem vinda, não só para ajudar no seu problema em ser espontâneo mas para que você cresça enquanto indivíduo intelectual.

Mas deixando um pouco de lado o fator da leitura, preste atenção. Para ser espontâneo, basta que você se liberte do medo do que as pessoas vão pensar de você. A maioria das pessoas que não conseguem se expressar tão bem ou que tem um problema parecido com o seu, sente isso. Se sinta solto, exponha a sua opinião e liberte os seus pensamentos enquanto dialoga, não fique recluso à preocupação do que os outros vão pensar do que você está falando, mantenha a calma. Até porque, acredito que você não tem esse problema quando está perto dos seus amigos mais íntimos, certo?

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário