segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como superar não ser reconhecido?

Pois bem, começarei então com uma pergunta bem pertinente, que achei bem interessante quando encontrei. Na categoria de psicologia. :)

"Eu faço mestrado e sofro quando não sou reconhecido pelo meu empenho nos trabalhos que faço. Produzo, escrevo, me dedico, sem ganhar nada mas não vejo elogios acompanharem o meu esforço.
Será que eu estou errado? Acho que sim. Mas como consertar essa baixa auto-estima minha, que precisa de reconhecimento do outro , para ficar satisfeito comigo mesmo?"

Olha, não se sinta errado, isso é normal. Existem estudos, e até mesmo uma própria teoria chamada Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow que é um estudo que desenvolveu entre outros argumentos, o argumento de que o ser humano tem a NECESSIDADE de se sentir reconhecido no meio em que vive. Ou seja, isso não te faz anormal, por que todos nós precisamos nos sentir estimados onde nós convivemos, e sentimos falta do reconhecimento do nosso esforço.
Infelizmente não posso te dar um conselho preciso, por que em uma situação como essa, muitos fatores atuam como redutores da sua auto-estima, muita coisa pode estar acontecendo na sua vida para que te resulte esse mal estar. Problemas até mesmo, podem estar te fazendo deixar de lado um pouco quem sempre te deu força ou até mesmo o estresse todo que envolve um mestrado que pode estar te abalando psicologicamente.
Na posição em que estou, somente posso te aconselhar com o seguinte, não deixe que isso te supere, por que nós todos sabemos que a capacidade que cada um tem ao desenvolver um trabalho ou no caso o esforço que você está fazendo para que seja bem sucedido dentro do mestrado dará o devido resultado diretamente proporcional à sua força de vontade. E um trabalho bem feito é sempre reconhecido cedo ou tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário